segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Manutenção de Micro: Quanto Cobrar?

Uma dúvida constante para o profissional e até mesmo para quem deseja se tornar um. É uma pergunta extremamente relativa, mas acredito que havendo alguns critério será fácil resolver a questão.
Opiniões Minhas. Seja sincero, tenha caráter, seja seguro e não tenha vergonha de cobrar pelo seu serviço. Seja Profissional e saiba sempre seus limites.

Preço da Visita:

Pra quê serve a visita? Toda visita tem seu momento de análise de micro, diagnóstico e explicação do problema para o cliente (que geralmente não sabe nada) . Um preço bom 40 reais. Apenas para visita, análise e diagnóstico. Para instalações de alguns programas, atualizações, serviços simples (10 reais por hora trabalhada).

Lembre-se: Se é visita, diagnostique, descubra defeitos, que problemas podem ser. SOMENTE ISSO!! Se começar a configurar o micro aí já passa a ser o serviço em sí e não somente visita.

O preço cobrado também deve variar de acordo com alguns ítens:

1 – Complexidade do serviço.

Dar uma geral: (Primeira instalação “drivers do cliente” ou Formatação) Instalação de sistema operacional, ferramentas de escritório, anti-vírus e malware (spyware, adaware e parentes).

Instalação de Impressoras e Scanners (drive do cliente ou “baixado na internet”)

2 – Configuração do Micro do cliente.

Quanto menor a configuração, mais demorado será o trabalho. Um micro: Intel Pentium 4 HT, 3.4 GHZ , 1GB DDR RAM, HD 7200 RPM – É possível instalar o Sistema Operacional Windows XP com essa configuração em 15 Minutos. CRAVADOS!

3 – Procura de Drivers na Internet

É muito importante todo o técnico se preocupar em ter cds ou dvds de drivers de instação de diversos periféricos e plataformas. Acredito não ter nada pior que ir no cliente e ter que fazer manutenção em um micro onde não se sabe o fabricante, ano de fabricação e modelo dos produtos.

4 – Qual o preço do serviço em sua região

Antes de saber quanto cobrar, verifique qual o preço do serviço em sua região. No Rio uma “Geral” costuma-se cobrar em torno de 80 reais (visita incluso) entre 4 e 6 horas de manutenção. Em São Paulo, costuma-se cobrar 90,00.

5 – Hora Trabalhada.

Com a configuração de micro, citado no ítem 2, uma instalação “Geral”, com os programas citados no ítem 1, podemos calcular o tempo total de instalação em quantas horas? Vejamos:

Windows XP – 20 Minutos
Office XP – 5 Minutos.
Antivírus Norton – 8 Minutos
AVG ou Avast – 3 Minutos
Drivers de Placa Mãe e Modem (do cliente) 20 Minutos
Drivers baixados na Internet (relativo) + ou - 40 min (dependendo da conexão a internet do cliente)
Conexão a Internet Discada, DSL, Cabo – 15 min
Configuração Geral - (Internet explorer, Antivírus, Modem) – 20 minutos
Conversa fiada com o Cliente 2 horas.

Resultado Parcial. 4H20m. (Quatro Horas e vinte minutos) de instalação e configuração de programas. Ufa!!

Passou disso de 4h30. Cobre pelo menos 10 reais a HORA.

Observações Hiper-Importantes.

1. Não recomendo o técnico cobrar por hora e nem o cliente aceitar o técnico cobrar dessa maneira (A não ser no caso que escrevi no início desta matéria). Acredito que nem preciso escrever por que né?

2. O Técnico pode ter essa base. 80 reais por 4h30 de Trabalhada (com visita incluso). Acredito ser um bom preço. (base novembro de 2007)


3. Seja sincero com seu cliente - Verifique sempre as condições dele. Se ele não tiver condições de pagar por um serviço completo, avise que fará um parcial e cobre a metade do valor ou parcial.


4. Nunca seja amigo de seu cliente ou sofra fazendo uma “configuraçãozinha” ali e aqui de graça.


5. Cobre o cliente todas as visitas, a não ser em comum acordo, no caso de compra de peças pelo próprio cliente.


6. Não receba o valor da manutenção em cheque a não ser que o cliente seja de confiança. Acerte o valor da manutenção antes de começar o serviço. Sem acordo, sem manutenção e vá pra casa.


7. Não permita pagamento depois, sempre ao final do trabalho a fim de não se aborrecer com cobranças.


8. Nas trocas de peças vale também a complexidade do trabalho, cobre a partir da manutenção “Geral”.

Fonte: Manutenção de Micro (Pro)